Por quê trocar as Bieletas?
As bieletas fazem parte do sistema de suspensão. São posicionadas na barra estabilizadora, sendo responsáveis pelos movimentos compensatórios de atrito entre rodas e solo. Para garantir um melhor desempenho de sua função, ela também é fixada nas extremidades do sistema através de pinos e buchas.
Essa peça é uma das principais responsáveis pelo bom funcionamento de todo o sistema de suspensão e, quando estão com algum problema, podem afetar diretamente o nível de atrito do veículo com o solo.
Barulhos na suspensão dianteira, e também traseira. Barulhos como Rangidos, tec tec, Estalos e outros, que incomodam ao andar com seu carro.
Não há como acabar com barulhos se a suspensão estiver em mau estado, com componentes ressecados ou com folga.
Andar com a bieleta ruim pode ser bastante perigoso. Isso porque os danos favorecem a ruptura do componente — algo que, em alta velocidade, aumenta a chance de acidentes graves.
O rompimento da bieleta pode, inclusive, perfurar o pneu e fazer com que estoure.
A peça pode ser danificada tanto em razão do tempo, por desgaste natural após um determinado período, ou em razão das condições da via. Em geral, buracos e solavancos mais fortes são fatores que ocasionam este defeito nas bieletas de um veículo.
É importante que você realize a troca da peça assim que identificar o problema, já que isso evita, por exemplo, que novos problemas surjam em toda a suspensão do seu carro.